segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Minha Memória Zona Leste

Nossa experiência nesta oficina


por Nazareth Peres e Júlia Marasco
Este é um trabalho conjunto de Nazareth Peres e Júlia Marasco, sobre Memórias da Zona Leste, na Sala de Cultura Digital do SESC Belenzinho, em julho de 2013.
Trouxe a nós boas lembranças e satisfação, reforçando nossos laços de amizade.
Júlia Marasco mora no Bairro Ponte Rasa, que é residencial de classe média e se localiza na Zona Leste, entre a Penha  e Itaquera. Nazareth Peres mora na Vila Formosa, bairro residêncial da Zona Leste. Orientação de Francisco Arlindo Alves

Como realizei este trabalho, as fontes consultadas, as minhas memórias e meu interesse no tema proposto

por Nazareth Peres

image
Mapa atualizado da cidade de São Paulo com as suas Subprefeituras.
A Zona Leste ficou subdividida em: Sudeste, Leste 1 e Leste 2 - (foto wikipedia)
Em 1968, fiz uma grande pesquisa sobre a história da Vila Formosa, que é indissociável da história do Santuário, dos MSC e das Filhas de Na. Sa. S. Coração em São Paulo.
Nesta pesquisa desenvolvi muitos aspectos da Vila Formosa, como a Criação da Sociedade dos Amigos da Vila Formosa, o desenvolvimento geral do bairro, sua participação política esportiva e muitas outras  histórias curiosas dos seus primeiros moradores.
A Gazeta de Vila Formosa publicou o meu trabalho duas vezes: em 1983 e em 1989, sequencialmente. Facebook: “A Gazeta de Vila Formosa”
Várias fotos de meu arquivo pessoal e do Santuário, mostram a evolução da Vila Formosa.
Atualmente sou paroquiana da Igreja de Santa Luzia e São Pio X, na Vila Leme, Água Rasa, Av. Sapopemba, 1500 - que, quando capela de Santa Luzia, entre 1939 e 1954, esteve sob a assistência do Santuário de Na. Sa. S. Coração de Vila Formosa.imageA antiga Praça das Rosas, perto da igreja de Santa Luzia e São Pio X. na altura do nº 1500 da Avenida Sapopemba. - (foto de acervo pessoal em 2012).

image
O lindo ipê roxo em plena floração nas proximidades da Igreja de Santa Luzia e  São Pio X. - (foto de acervo pessoal -  em 2012)

Vila Santa Isabel e eu

por Nazareth Peres
Fundada em 1943. Três pessoas ilustres contribuiram para o desenvolvimento da Vila e a construção do santuário de Santa Isabel: Monsenhor Ciro Torino, Dona Maria Pernambucana e Norberto Mayer.
Na igrejinha antiga da Vila Santa Isabel, minha irmã e eu fomos crismadas. Nossas madrinhas eram duas irmãs surdas-mudas. Elas fizeram lindos vestidos pra nós duas. E lá fomos lá, todas contentes viver essa data especial.
image
(Foto do Santuário de Santa Isabel, em construção, anos 50 - acervo wikipedia).

O Tatuapé e eu: Bairro do Tatuapé

por Nazareth Peres

Fundação em 5/9/1919. Criação em 1560, quando Brás Cubas subiu a Serra do Mar em busca de ouro e encontrou o  Ribeirão Tatuapé  - “caminho do tatu”, que desaguava no rio Tietê.

Coloco aqui lembranças do Tatuapé, de cujo subdistrito, Vila Formosa fez parte, até a própria Vila se tornar um subdistrito nos anos 60.
Meu pai, Oswaldo Ayres Maldonado, trabalhou nos anos 40-50 como porteiro e vigia, numa indústria no Tatuapé, que se chamava “Companhia United Shoes Machinery do Brasil”, e ficava na rua Santa Maria.
Frequentávamos também o comércio e serviços médicos do Tatuapé. Era nos anos 50 e morávamos á rua Salomé Queiroga.
Andávamos longa distância até a Vila Carrão onde se tomava um ônibus para chegar ao nosso destino.



Fotos do refeitório e cozinha da fábrica e foto do meu pai, no final dos anos 40 - (foto de acervo pessoal).

A Vila Olinda e eu: vizinha da Vila Formosa, nos anos 70

por Nazareth Peres

image
Grupo Escolar Professor Paulo Cavalcanti de Albuquerque - denominação antiga - anos 70- Trabalhei nesta Escola por 11 anos - de 1968 a 1980, como professora primária, auxiliar de Diretor, Assistente de Diretor e Diretora Substituta - (foto de acervo pessoal)

image

Desfile da Semana da Pátria na Vila Formosa , segunda metade dos anos
70, com alunos da Escola Estadual de Primeiro Grau Professor Paulo Cavalcanti de Albuquerque. nova denominação, depois da junção dos dois estabelecimentos - Grupo Escolar e Ginásio que funcionavam no mesmo prédio.
O nome atual é Escola Estadual Professor Paulo Cavalcanti de Albuquerque - (foto de acervo pessoal).

Vista geral da Vila Formosa e Vila Olinda

por Nazareth Peres



Vista da Vila Olinda, do alto da torre do Santuário – à esquerda – Avenida João XXIII, tirada em 26 de maio de 2013. - (Foto do acervo do Santuário em 26/5/2013).

O Externato Nossa Senhora do Sagrado Coração

por Nazareth Peres






Prédio onde funcionou por vários anos o Seminário Maior dos MSC na Vila Formosa, e que foi adaptado nos anos 60, para funcionamento do Externato Nª Sª S.Coração


Fui aluna do Externato Na. Sa. S. Coração na 4ª. Série primária, em 1949, ano da instalação
do Externato, que começou a funcionar no porão da primeira parte do Santuário, dividido em salas de aula e logo após nas salas do belo prédio ao lado da igreja – Av. Renata no. 1.
Em 1953 iniciei o Ginásio – 1ª. Turma, e em 1957, o Curso Normal, também 1ª. Turma, que foi concluído em 1959.

Nos anos 60, o Externato Nª Sª do S. Coração ficou sob a administração dos Missionários do Sagrado Coração e foi transferido para o antigo Seminário, na atual Av. João XXIII (foto de acervo do Santuário).


O belo prédio ao lado do Santuário, onde funcionou o Colégio e Escola Normal Nª Sª do S. Coração, até os anos 60, quando o Externato e o Colégio foram desmembrados. - (foto do acervo do Colégio)


Anos 50, alunos em filas perfeitas, que depois da oração inicial se dirigiam para as salas de aula do novo prédio do Externato, ao lado do Santuário, - (fotos do acervo do Colégio Nª. Sª do S. Coração - 1958).




Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração - vista aérea atual - com as suas duas Unidades ao lado do Convento - à Rua Planalto, nº 15 - (foto da wikipedia)



Nós, as “normalistas” em sala de aula. Somos da 1ª turma de professoras do Colégio e Escola Normal Nossa Senhora do Sagrado Coração, em 1959 - esse era o nome da escola naquele ano. -  Portanto, comemorando em 2009 o Jubileu de Ouro da nossa Formatura e em 2013, os 54 anos! - (foto de acervo pessoal).

Comecei a exercer o magistério no próprio Externato ao lado do Santuário, como substituta. Ingressei como professora efetiva no Grupo Escolar Profª Almerinda de Melo, na Vila Guarani.
Removi o meu cargo de professora para o Grupo Escolar Prof. Paulo Cavalcanti de Albuquerque em 1968, na Vila Olinda, onde trabalhei até 1980.
Nos anos 60, as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração se desvincularam da direção do Externato e construíram um belo prédio, - atualmente são dois – junto ao seu convento

Festas antigas na Vila Formosa

por Nazareth Peres
Pintura interna do altar-mor, feita por artista holandês nos anos 50 - (foto do acervo do Santuário).


Os 47 sinos colocados na torre do Santuário. O carrilhonista pode executar músicas tocando os sinos com os punhos e os pés. São músicas religiosas ou populares executadas nas grande festas. Subi na torre e vi o carrilhão de perto, pelo menos umas duas vezes. Impressionantes, o carrilhão e a vista de 360º da Vila Formosa e arredores. - (foto do acervo do Santuário).


Inauguração do Carrilhão dos 47 sinos na torre do Santuário, em 29/4/1951, Pela foto, é comprovada a multidão que compareceu a esta grande festa do bairro de Vila Formosa. E eu também estive nesta festa ! - (foto de acervo do Santuário, tirada do alto da torre. Ao fundo, a Praça Dr. Sampaio Vidal e um trecho da Avenida Dr. Eduardo Cocthing, que se inicia no final da Avenida Regente Feijó e termina no Santuário).


Uma quermesse da igreja, nos anos 40/50 - (foto do acervo do santuário).

Em 2013, comemoramos…

por Nazareth Peres

a)- 90 anos da formação do bairro da Vila Formosa.

Em 1922 a Companhia Melhoramentos do Brás comprou as terras da família Jacob, dando origem ao loteamento que será a Vila Formosa.

Vila Formosa - suas origens:

Em 1923 iniciou-se a venda dos terrenos e este ficou sendo considerado o ano da fundação da Vila Formosa.

Em 1929 as vendas dos terrenos foram intensificadas, promovendo-se, assim, o grande desenvolvimento bairro.

A Companhia Melhoramento do Brás, responsável pelo loteamento e venda dos lotes, foi administrada pelo Dr. Raphael de Abreu Sampaio Vidal e pelo Dr. Eduardo da Fonseca Cotching.

Para cada lote comprado, era fornecida uma quantidade de tijolos, suficiente para a construção de uma pequena casa.

b) - Os 74 anos da fundação da Paróquia de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Os primeiros MSC chegaram à Vila Formosa em final de 1938, e instalaram a igrejinha na garagem de ônibus adaptada, cedida para o uso religioso. A Paróquia foi oficialmente criada em 1939. Facebook – “Santuário De Maria Comunicação”

c) - Os 64 anos da instalação do Externato Na. Sa. S. Coração, sob a responsabilidade do Padre Francisco Janssen e a direção da Irmã Maria Valéria, que o dirigiu de 1949 a 1961.

d) - Em 2013 - 54 anos de formatura da primeira turma de professoras da Escola Normvo pessoal)

Grandes momentos da Vila Formosa, ao redor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, e eu

por Nazareth Peres


O Santuário em construção em 1946, na esquina das Avenidas Renata e João XXII. Eu acompanhei a construção desse santuário. - (foto de acervo do santuário)


A parte posterior do Santuário já em funcionamento em 1948. (Foto do acervo do Santuário)



O Santuário totalmente construído nos anos 50 - (foto do acervo do Santuário)


Romaria do último domingo do mês de maio de 1956. O celebrante como podemos observar, está de costas para o povo, como era na liturgia antiga. Várias vezes as missas eram campais, assim chamadas por serem fora da igreja, por causa do grande número de pessoas. Compareci a inúmeras delas.


Procissão das senhoras do Apostolado da Oração - anos 50 - (foto do acervo do Santuário de Vila Formosa). Minha mãe, Diva, à direita. a mais alta das senhoras da procissão.



Procissão dos anos 50, com a Cruzada Eucarística Infantil com seus uniformes caprichados,. Minha irmã era uma das dirigentes. Ela está aí do lado direito, toda de branco, ao lado de uma bandeira.
Por dois anos seguidos, a paróquia promoveu uma grande “Parada Marial”. O Externato montou um carro alegórico em 1955, do qual fiz parte, representando a Nossa Senhora, padroeira da Vila. Era uma bela alegoria. Uma barca com as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, vestindo os hábitos que se usavam naquele tempo. a barca tinha um anjo no leme, uma vela enfunada, e a Nossa Senhora carregando o Menino Jesus. Todas nós éramos amigas e alunas do Ginásio. Quanta honra!
Vista aérea atual do Santuário e parte do centro da Vila Formosa - (foto do acervo do Santuário). Neste Santuário, participei do Coro Paroquial, nos tempos das missas em Latim. Aí me casei em 1960 e batizei meus três filhos.
Participei, com meus pais, Oswaldo e Diva, minha irmã Nazarina e meu irmão Francisco de muitos eventos importantes do Santuário na Vila Formosa.
A primeira parte do Santuário foi inaugurada em 25/04/1948, e a segunda parte em 31/12/1950. ( Ver fotos- acervo do Santuário)
A instalação e inauguração do carrilhão com 47 sinos, ocorreu em 29/04/1951. (ver fotos- acervo do Santuário)

3 comentários:

  1. Primeira parte de Minha Memória Zona Leste. Com as fotos de arquivos pessoais, do streetview, do facebook e outras fontes.

    ResponderExcluir
  2. Quanta saudades de bolo Formosa daminha escola isso no ano 69 a 70 .

    ResponderExcluir
  3. Como faço para adquirir o livro: Vila Formosa de Nazareth Peres?

    ResponderExcluir